XV Colóquio Antero de Quental. Centenário de Leônidas Hegenberg
- ABF
- 19 de jul. de 2025
- 2 min de leitura

Pensadores brasileiros e portugueses no último dia do XV Colóquio Antero de Quental, em honra do centenário do filósofo Leonidas Hegenberg, fundador da ABF, O colóquio é um evento tradicional, dedicado à reflexão sobre a filosofia luso-brasileira e foi realizado entre os dias 16 e 18 de julho de 2025, contando com a partocipação de estudiosos do Brasil e Portugal.

No colóquio foi homenageada a dra. Anna Maria Moog, grande estudiosa de Antero de Quental, que falou sobre a trajetória dos estudos sobre o tema e sobre a relevância do Colóquio. A seguir, os drs. José Mauricio de Carvalho (UFSJ, UNIPTAN), Humberto Schubert (UFJF) e Selvino Malfatti (UFSM), analisaram e discutiram a obra do dr. Leonidas Hegenberg, em seus diversos aspectos.


Os drs. António Braz Teixeira, Samuel Dimas, Manuel Cândido Pimentel e Renato Epifânio (IFLB) trataram de diversos aspectos do pensamento científico português. E a obra do pe. José Joaquim Sena Freitas foi discutida pelos drs Adelmo José da Silva (UFSJ) Manuel Cândido Pimentel (UCP), Mauro Sérgio Tomáz (USP), José Luiz Brandão da Luz (Universidade dos Açores) Paulo Roberto Andrade de Almeida (UFSJ), Renato Epifânio (IFLB), Samuel Dimas (IFLB) e Berta Pimentel (Universidade dos Açores).

Ao final, foram homenageados com a medalha Antonio Paim, Ordem do Mérito do Pensamento Brasileiro, os drs José Mauricio de Carvalho, António Braz Teixeira e José Esteves Pereira, pelo conjunto das suas jornadas acadêmicas dedicadas ao pensamento luso-brasileiro. A sra. Idalina Gonçalves encerrou o evento recitando dois lindos poemas de Antero de Quental.

O evento foi organizado conjuntamente pela Academia Brasileira de Filosofia, Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de São João del Rei, Universidade Federal do Piauí e Universidade dos Açores. O Colóquio foi apoiado pela FAPERJ.
Ficou acertado que o próximo Colóquio Antero de Quental, em 2027, terá como tema o centenário de Antônio Paim.










Comentários