Presidentes perpétuos
Advogado, Psicólogo e Filósofo. Fundador da Academia Brasileira de Filosofia, sendo o seu primeiro Presidente, cargo que ocupou entre 1989 e 1992. Sua História da Filosofia no Brasil, cuja publicação foi iniciada em 1997, compreende quatro volumes. Ocupou a cadeira 22 da Academia Brasileira de Filosofia.
Filósofo e Historiador. Fundador da Academia Brasileira de Filosofia. Autor de uma obra vasta e de transcendental importância para os estudos filosóficos e para as reflexões sobre o pensamento brasileiro. Entre seus livros, cabe mencionar sua História das Idéias Filosóficas no Brasil. Ocupou a cadeira no. 5 da Academia Brasileira de Filosofia.
Presidente de honra
Poeta, ficcionista. crítico literário de renome internacional. Membro da Academia Brasileira de Letras. Considerado um dos maiores poetas brasileiros, tem seu nome indicado, por diversas instituicões culturais nacionais, inclusive a Academia Brasileira de Filosofia, para o Prêmio Nobel de Literatura. Ocupa a cadeira no. 50 da Academia Brasileira de Filosofia.
Diretoria (2021-2024)
Doutor em História das Ideias pela UFF. Diretor do Instituto Realitas. Professor de História da UERJ e da UNIRIO. Membro da Diretoria da Société Internationale D'Études Jesuites (SIEJ) (Paris). Membro do Conselho Estadual de Arquivos. Ocupa a cadeira no. 4 da Academia Brasileira de Filosofia
Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Pós-doutorados na Universitat Autònoma de Barcelona e na École Normale Supérieure de Lyon. Professor de Filosofia da UFF. Preside a comissão luliana da Société Intenationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Iinvestigador associado do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto. Coordenador do laboratório de História e Filosofia da Lógica da UFF. Ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Filosofia.
Doutor em Psicologia Clínica (revalidado) e em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento em Psicologia Forense e do Testemunho na Universidade Fernando Pessoa. Diretor do Instituto de Psicologia Prof. Jorge Trindade. Procurador de Justiça inativo. Atuante como parecerista na área de psicologia forense de alta complexidade. Ocupa a cadeira 10 da Academia Brasileira de Filosofia.
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professor aposentado de Filosofia da UFRJ. Professor emérito do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência. Dedica-se especialmente à Lógica. Ocupa a cadeira 26 de Academia Brasileira de Filosofia.
ntelectual consagrado. Premio da Academia Brasileira de Letras (2000). É Membro Titular da Academia Carioca de Letras e do Pen Clube. Ocupa a cadeira 42 da Academia Brasileira de Filosofia.
Doutora em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana. Pos-doutoramento no Pontifício Istituto Bíblico. Professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ocupa a cadeira 16 de Academia Brasileira de Filosofia.