Diretoria (2021-2024):

Presidente

Doutor em História pela UFF. Diretor do Instituto Realitas. Professor da UERJ e da UNIRIO . Membro da Diretoria da Société Internationale D'Études Jesuites (SIEJ) (Paris). Pesquisador integrado ao Projeto Pombalia (CLEPUL- Universidade de Lisboa). Membro do Conselho Executivo do Centro de História e Cultura Judaica. Vice-Presidente do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro. Ocupa a cadeira 4 da Academia Brasileira de Filosofia.

Diretora de Pesquisa

Doutora em Teologia pela Pontificia Università Gregoriana.  Pos-doutoramento no Pontifício Istituto Bíblico. Professora de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Ocupa a cadeira 16 de Academia Brasileira de Filosofia.

Vice-Presidente

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Pós-doutorados na Universitat Autònoma de Barcelona e na École Normale Supérieure de Lyon. Professor de Filosofia  da UFF. Preside a comissão luliana da Société Intenationale pour l'Étude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Iinvestigador associado do Gabinete de Filosofia Medieval da Universidade do Porto. Coordenador do laboratório de História e Filosofia da Lógica da UFF. Ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Filosofia.

Diretor de Relações Internacionais

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professor aposentado de Filosofia da UFRJ. Professor emérito do Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência. Dedica-se especialmente à Lógica. Ocupa a cadeira 26 de Academia Brasileira de Filosofia.

Chanceler

Doutor em Psicologia Clínica (revalidado) e  em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento em Psicologia Forense e do Testemunho na Universidade Fernando Pessoa. Diretor do Instituto de Psicologia Prof. Jorge Trindade.  Procurador de Justiça inativo. Atuante como parecerista na área de psicologia forense de alta complexidade. Ocupa a cadeira 10 da Academia Brasileira de Filosofia.

Diretor de Projetos

Intelectual consagrado. Premio da Academia Brasileira de Letras (2000). É Membro Titular da Academia Carioca de Letras e do Pen Clube. Ocupa a cadeira 42 da Academia Brasileira de Filosofia.

© 2020 Academia Brasileira de Filosofia