top of page

Newton Carneiro Affonso da Costa (1929-2024)


A Academia Brasileira de Filosofia lamenta informar o falecimento de Newton da Costa, membro titular, que ocupava a cadeira no. 25. Newton da Costa era matemático, lógico e filósofo, de renome internacional, reconhecido pela formulação da lógica paraconsistente, que admite como possível a coexistência de afirmações contraditórias num dado sistema, sem torná-lo trivial. Sua obra teve profundo impacto na lógica e tornou-o um dos pensadores brasileiros mais influentes no pensamento contemporâneo. Paranaense, era doutor pela UFPR e lecionou na UFPR, na USP, na UNICAMP e em diversas universidades estrangeiras. A preservação da sua memória e da sua obra é um dos objetivos da Academia Brasileira de Filosofia, profundamente compromissada com a imortalidade de seu pensamento original.

31 visualizações1 comentário

1 commentaire


Julio Michael Stern
Julio Michael Stern
18 avr.

Newton da Costa foi professor, orientador e lider de pesquisa de geracoes. 

Na decada de 70 frequentei seus seminarios de Logica e Teoria do Conjuntos. 

Aprendi com ele muita teoria matematica e tecnicas sofisticadas. 

Mais importante, aprendi com ele a pensar e refletir "por que" e "para que"  construimos esta teoria ou aquela tecnica deste ou daquele jeito. 

A comunidade Brasileira de Logica deve a ele, mais que a ninguem, a posicao de pestigio e destaque que tem hoje no mundo. 

Saudade e gratidao, ---Julio Stern 

J'aime
bottom of page