A Academia Brasileira de Filosofia lamenta informar o falecimento de Newton da Costa, membro titular, que ocupava a cadeira no. 25. Newton da Costa era matemático, lógico e filósofo, de renome internacional, reconhecido pela formulação da lógica paraconsistente, que admite como possível a coexistência de afirmações contraditórias num dado sistema, sem torná-lo trivial. Sua obra teve profundo impacto na lógica e tornou-o um dos pensadores brasileiros mais influentes no pensamento contemporâneo. Paranaense, era doutor pela UFPR e lecionou na UFPR, na USP, na UNICAMP e em diversas universidades estrangeiras. A preservação da sua memória e da sua obra é um dos objetivos da Academia Brasileira de Filosofia, profundamente compromissada com a imortalidade de seu pensamento original.
top of page
bottom of page
Newton da Costa foi professor, orientador e lider de pesquisa de geracoes.
Na decada de 70 frequentei seus seminarios de Logica e Teoria do Conjuntos.
Aprendi com ele muita teoria matematica e tecnicas sofisticadas.
Mais importante, aprendi com ele a pensar e refletir "por que" e "para que" construimos esta teoria ou aquela tecnica deste ou daquele jeito.
A comunidade Brasileira de Logica deve a ele, mais que a ninguem, a posicao de pestigio e destaque que tem hoje no mundo.
Saudade e gratidao, ---Julio Stern