top of page
Academia Brasileira de Filosofia

ACADEMIA

BRASILEIRA DE FILOSOFIA

Casa Histórica de Osório

Rio de Janeiro

ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA

A Academia Brasileira de Filosofia foi fundada em 1989. Participaram de sua fundação dezenas de filósofos dos mais atuantes no pensamento brasileiro de seu tempo, vindos de todos os Estados da Federação.

 

Entre eles alguns dos maiores intelectuais da história brasileira, como Anna Maria Moog, Antônio Carlos Villaça, Aquiles Guimarães, Candido Mendes de Almeida, Don Estevão Bittencourt, Evaristo de Moraes Filho, Gerd Bornheim, Jorge Jaime, José Guilherme Merquior, Miguel Reale, Don Odilão Moura, Paulo Mercadante, Ricardo Velez Rodriguez e Vamireh Chacon.

 

O espírito de seus fundadores foi o de criar uma instituição capaz de preservar a memória, o espírito e a obra de seus fundadores e membros titulares e realizar eventos relevantes que pudessem contribuir para o desenvolvimento do pensamento brasileiro.

Desde 1º de outubro de 2003 a Academia encontra-se sediada na Casa Histórica de Osório, imóvel tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antiga residência do General Osório, Marques de Herval, herói da Guerra do Paraguai e Senador do Império.

Na fundação da Academia Brasileira de Filosofia desempenharam um papel central as lideranças dos drs. Antonio Paim e Jorge Jaime. Ambos, hoje, presidentes perpétuos da Instituição. No ano do falecimento de Antonio Paim, pode-se dizer que a Casa de Osório é também a Casa de António Paim.

Ordem do mérito do pensamento brasileiro: Medalha António Paim

A medalha Antônio Paim é concedida, anualmente, pela Academia Brasileira de Filosofia. O objetivo da comenda é manter viva a memória de nosso fundador Antônio Paim e reconhecer personalidades eminentes do pensamento brasileiro ou que tenham prestado notáveis serviços à Academia Brasileira de Filosofia,

Homenagem aos que estão reconstruindo a Academia Brasileira de Filosofia

A instalação da Biblioteca Daniel Klabin e de suas coleções vem exigindo o concurso de inúmeros profissionais, de alta qualidade, cuja dedicação ao ofício deve ser reconhecido pela Academia Brasileira de Filosofia. Em breve a biblioteca e os arquivos da Academia estarão disponíveis para consulta.

DSC01196.JPG

Momentos do seminário Communio: Fé, Cultura e a Identidade da Terra de Santa Cruz no Bicentenário da Independência Brasileira. ABF, 15 e 16 de junho de 2023.