A Academia Brasileira de Filosofia está passando por uma profunda reforma de seus equipamentos institucionais.
Esse processo teve início, em 2021, com uma intervenção emergencial na estrutura do telhado e das calhas de escoamento de águas da chuva, a fim de manter a integridade do prédio. Isso foi fruto de uma demanda urgente para viabilizar todo trabalho possível posterior. Anos de abandono de seus fundos arquivísticos e de seu acervo bibliográfico exigiam a instalação da infraestrutura necessária para que, uma vez restaurados, pudessem, fundos documentais e biblioteca, ser instalados em segurança. Teve início, portanto, há três anos, um intenso trabalho de recuperação desses elementos fundamentais para o funcionamento da instituição.
Isso passou pelo salvamento e instalação dos arquivos histórico e corrente da ABF. Milhares de documentos precisaram ser identificados, higienizados e organizados. Tratou-se de operação que, iniciada há três anos, salvou boa parte dos documentos que estavam em degradação. As pastas de 95 acadêmicos falecidos ou que estão presentes e atuantes na ABF estão sendo restauradas, criadas ou enriquecidas por documentos e em breve estarão disponíveis para consulta. A organização e digitalização de todos esses documentos vem avançando e se aproxima de sua conclusão, graças ao apoio de doadores privados e da FAPERJ. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do projeto de um espaço museal irá permitir criar, para os visitantes, um local onde poderão ser apreciados e vividos elementos da História da Filosofia, da Filosofia Brasileira, da ABF e da Casa de Osório.
Isto tudo vem ocorrendo em paralelo com a organização da Biblioteca Daniel Klabin. Dezenas de pessoas participaram e participam desse projeto, financiado pela FAPERJ e por doações privadas, que higienizou algo em torno de 16.000 volumes que estavam armazenados de forma não apropriada. Hoje caminhamos rapidamente para a conclusão do trabalho e abertura da Biblioteca ao público.
No processo de instalação dos arquivos da ABF estão sendo coletados depoimentos dos acadêmicos sobre suas jornadas intelectuais e sobre a história da instituição. Até o momento, mais de 40 depoimentos em vídeo, devidamente transcritos, revelam a imensa riqueza intelectual de dezenas de caminhos de vida voltados para o pensamento. Há depoimentos dos acadêmicos vivos mas, também, emocionantes relatos sobre os já falecidos.
Esses testemunhos, que irão para as pastas individuais dos membros titulares, atestam a presença, na ABF, de uma plêiade de pensadores voltada para a busca da verdade, herdeiros legítimos dos fundadores da Instituição e de seu objetivo maior de realizar e fortalecer o pensamento brasileiro.
Comments